segunda-feira, 23 de abril de 2012

A FORMAÇÃO DO COMECON

    O Plano Marshall, formulado pelos EUA para socorrer economicamente os países europeus, não tardou a mostrar resultados. Logo nos primeiros anos do pós-guerra era visível o crescimento da economia e a melhoria das condições de vida nesses países. Já os governos do Leste europeu, sob influência soviética e sem contar com a ajuda norte-americana, apresentavam grandes dificuldades.
   Diante desse quadro, a URSS percebeu a necessidade de dar maior  assistênciaa a seus aliados, e propôs acordo comerciais, concessão de créditos e envio de apoio técnico para contornar os problemas. A ajuda se intensificou, sobretudo a partir de 1949, com a criaçãao do Conselho de Assintência Econômica Mútua (Comecon), organismo responsável por coordenar as políticas econômivas dos países membros.
   Como estratégia econômica, os países do Leste europeu adotaram também o modelo soviético, priorizando a aprodução de bens de capital em detrimento da produção de bens de consumo e de investimento na agricultura. Essa escolha impunha muitos saacrifícios à população, levando-a a manifestar nas ruas sua insatisfação, mesmo sob risco de reprasálias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário